Entenda como funciona

o Projeto Bem Literário

1.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Qual o objetivo do projeto?

 

Desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos através da reflexão das temáticas abordadas nas obras "Liebe o menino chamado amor" - "Liebe a vida continua..."  -  "Memórias Fotográficas Liebe" por meio da leitura mediada da história que irão ajudá-los a enfrentar situações delicadas que interferem ao longo de sua vida escolar e ainda, incentivar a prática da leitura.

 

 

 

 

Iniciando as atividades,

mãos a obra!

mulher-estudando-notebook-aberto-sala-de-aula.jpg

 

1ª ETAPA - Através de parceria pública ou privada, obtemos recursos* aquisição dos exemplares em quantidade suficiente para dinamização da leitura em sala de aula: "Memórias Fotográficas Liebe" para os alunos da Educação Infantil e primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

Para os estudantes do 5º ao 9 ano do Ensino Fundamental os dois volumes da obra: "Liebe o menino chamado amor" e "Liebe a vida continua..."

*venda governamental em acordo com o inciso I do artigo 25 da lei8666/93.

 

2ª ETAPA - Abertura do Bem Literário, durante um encontro entre os integrantes da equipe da instituição ou da(s) unidade(s) escolar(es) e a coordenadora do  projeto que os levará a uma reflexão sobre a importância da afetividade no processo de aprendizagem e a urgência de planejar atividades que primem pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos, através de estratégias e sugestões planejadas e executadas por educadores em outras edições do Bem Literário. Nessa etapa, também é feito o agendamento da data da culminância e a entrega dos exemplares.

 

3ª ETAPA - Leitura mediada da história, em sala de aula, com proposição de debates e reflexões de pontos principais, possibiitando que os leitores desenvolvam certas habilidades socioemocionais como empatia e respeito. Após a discussão, os alunos são chamados a expressar seus sentimentos por meio de atividades interdisciplinares, que devem ser apresentados e/ou expostas na culminância do projeto. (Sugestão apresentadas durante o encontro de orientação).

 

4ª ETAPA - Na culminância do projeto, o autor vai às escolas para visitar a exposição das atividades desenvolvidas e conhecer os leitores por meio de um bate papo musical, onde canta e toca canções autorais que abordam alguns dos temas da história. No momento final, Leferr oferece uma carinhosa e especial dedicatória nos livros, momentos de muita emoção, onde os leitores podem receber e doar um pouquinho mais de amor.

 

Entender a importância do tempo de plantar, aprende-se a desfrutar do tempo maravilhoso de colher....

criancas-escola02.jpg
logo 5x5 redonda.png

 

 

 

 

Vamos juntos espalhar o Bem por aí!

 

O Bem Literário foi realizado pela primeira vez em Petrópolis, cidade natal do autor Leferr, em 2013.

Desde lá, o projeto foi realizado em várias escolas e instituições, com o apoio de parceiros públicos e privados, nas cidades de Areal, Japeri, Paty do Alferes, Petrópolis, Rio Claro, Rio de janeiro, Teresópolis e Três rios (RJ) e Alagoa, Astolfo Dutra, Belmiro Braga, Bocaina de Minas, Coronel Pacheco, Estrela Dalva, Goianá, Guarará, Guidoval, Juiz de Fora, Lima Duarte, Miradouro, Pequeri, Piau, Rio Preto, Santa Rita do Ibitipoca, São Geraldo, São João Del Rei, Simão Pereira, Visconde do Rio branco e Volta Grande (MG), impactando milhares de leitores e recebendo excelentes avaliações por parte dos gestores, equipes escolares, alunos e familiares.

 

 

 

 

Onde semeia a leitura as ideias florescem...